Novo Concurso do Bacen

Novo Concurso do Bacen

“Novo edital do Concurso do Bacen ou nomeações tornou-se urgente.”

Palavras de Marcelo Foresti, chefe de Gabinete da Diretoria de Administração do Banco Central (BC), em  audiência pública na Câmara dos Deputados, dia 19 alertou:

“Se não tivermos o ingresso de servidores, vamos ter que responder com gestão, ou seja, com definição de prioridades. Escolhas, às vezes, difíceis e que podem ser prejudiciais ao país. Isso é óbvio.”

A situação atual do banco sugere a questão:  até que ponto a crise econômica do país, com a inflação corroendo o bolso consumidor, está ou poderá estar ligada à incapacidade do BC de cumprir adequadamente com as suas atribuições devido à falta de pessoal?

De acordo com o Aviso 49/2015 do BC, um total de 2.438 vagas desocupadas, 1.999 de analista, sendo 323 de técnico e 116 de procurador. Logo isso significa que apenas 62,34% das vagas existentes estão ocupadas. Desde 1998 que o numero de funcionário não é tão baixo, desde a Lei 9.650/98, que definiu em 6.470 vagas de funcionário ao Banco Central. A situação irá se agravar pois 554 funcionários irão aposentarem até o fim deste ano. Assim o quadro funcionário irá encolher até a metade do que a legislação definiu como o necessário.

Marcel Balassiano, economista da Fundação Getúlio Vargas: que “um dos objetivos do Banco Central, como autoridade monetária, é promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro e zelar pela estabilidade.”

Segundo o economista, se não há quadro pessoal suficiente ou qualificado, todas as funções do Bacen ficam prejudicados.

“Um Banco Central ineficiente, que não consiga cumprir suas atribuições, pode prejudicar o desenvolvimento da instituição, e, com isso, não conseguir cumprir com os seus objetivos. E, no caso do Banco Central, uma instituição pública, todos os brasileiros seriam prejudicados com esses erros”.

Ainda alertou que, o quadro insuficiente de funcionários, irá sem dúvida prejudicar o Banco Central a fim de objetivar sua principal missão, manter o valor e poder de compra da moeda brasileira. Candidatos ao concurso, que visam ingressar na carreira, devem se antecipar seus estudos ao concurso do bacen.

 

 Técnico do Bacen - BC           Analista do Bacen          Apostila Procurador Concurso Banco Central